sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Chuva ameniza efeitos da estiagem em parte do RS, diz Emater

A chuva que caiu sobre parte do Rio Grande do Sul na semana passada amenizou os efeitos da estiagem nas lavouras de grãos nas regiões Leste, Nordeste e Norte do estado. Porém, não houve benefícios para os municípios da Campanha, Fronteira Oeste, Centro e Sul. Os dados constam em levantamento divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RS (Emater).
De acordo com o último levantamento da Defesa Civil, divulgado às 8h desta sexta (20), 312 municípios estão em situação de emergência. Os efeitos atingem 1,8 milhão de pessoas, ou seja, um em cada seis habitantes do estado.
No próximo sábado, o Centro e o Oeste do Rio Grande do Sul terão pancadas de chuva em baixo volume no final de tarde. No domingo, apenas o Oeste gaúcho contará com precipitações, também de pouca intensidadeO volume mais expressivo foi registrado nas regiões Metropolitana, Serra do Nordeste e Litoral Norte. Já as cidades de Passo Fundoe Iraí, no Noroeste, e Lagoa Vermelha, no Nordeste, registraram um volume médio, entre 70 e 80 milímetros. Na Região Central, choveu apenas 22 milímetros em Santa Maria. Na Campanha, Missões, Fronteira Oeste e Sul praticamente não houve registro de precipitações.. Na região, a temperatura deve chegar perto dos 40º C.
O levantamento aponta que a cultura do milho está “gravemente comprometida na maioria das regiões”. Grande parte das lavouras encontra-se em fase de enchimento dos grãos (30%), floração (20%) e desenvolvimento vegetativo (20%), o que torna a recuperação mais difícil.
Em relação ao arroz, a situação é mais grave na Campanha, Fronteira Oeste e parte da Região Central, onde alguns rios usados para auxiliar na irrigação tiveram uma baixa no nível. Mas na maioria dos casos, os grãos evoluem normalmente.
(FONTE G1.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário